Sobre nós

Mais que um coletivo

Já percebeu que quase tudo que o ser humano criou foi para – de alguma forma – ensinar a humanidade a viver coletivamente? E esses saberes podem ser chamados de “tecnologia” e “cultura”. É por isso que a Iniciativa Fundação Triunfo desenvolve tecnologias sociais para atribuir conhecimentos científicos, revelar saberes ancestrais, gerar impactos nas comunidades, enaltecer suas culturas e buscar melhores condições de vida de forma sustentável.

A Fundação Triunfo tem o objetivo de enfrentar a violência nas comunidades periféricas potencializando indivíduos, desenvolvendo jogos, metodologias e produtos culturais.

Conheça nossa equipe

Compromisso e excelência em tudo o que fazemos

Tchelo Andrade

Tchelo Andrade - Presidente

Escritor, ilustrador, game designer, educador patrimonial e produtor cultural. Enquanto historiador é também um entusiasta do futuro! Acredita na eudaimonia para realizar trabalhos que façam a diferença na vida das pessoas.

BEA

Beatriz Lyra - Tesoureira

Formada em biblioteconomia pela rede de educação Claretiano. É recreadora e oficineira de atividades para o público infantil.

PAULO

Paulo França - Tesoureiro

Advogado, mestre em Propriedade Intelectual, entusiasta de RPG e jogos em geral, viajante, praticante de artes marciais e amante de filosofia, trilhas e atividades de aventura.

PAULA

Paula Santana - Secretária

Formada em pedagogia e design,também é produtora de eventos, artista e professora municipal da rede infantil. Acredita no potencial comunitário e apaixonante dos jogos e da cultura pop para criar impactos positivos na sua comunidade.

CAROL

Carolina Alexandra - Secretária

Profissional formada em Letras - Libras, com fluência total na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ampla experiência no ensino de surdos e ouvintes em diferentes contextos educacionais. Além disso, também atua como ilustradora digital.

Como a Fundação veio a ser?

O projeto surgiu em 2018, quando Tchelo Andrade teve uma experiência clareadora após trabalhar na Fundação CASA de Limeira. Em contato com aquelas crianças, viu a si mesmo quando ainda na infância: quase abandonou seus sonhos por causa da violência do bairro em que cresceu. E persistir em seus sonhos e não entrar para uma vida de crimes, só foi possível por causa do jogo de RPG.

Então, entendendo sua responsabilidade enquanto artista, Tchelo quis desenvolver algo que possibilitasse outras crianças olharem com mais carinho para seus sonhos, desenvolver habilidades essenciais para se viver em sociedade e entender a história de sua própria comunidade. Desse ponto, nasceu o jogo de RPG-Fundação Triunfo.

Com a ajuda de diversos voluntários e via financiamento coletivo, foi possível construir a primeira versão PDF do jogo que foi disponibilizada gratuitamente em todo território nacional.

Naquele momento, com um jogo pronto e gratuito, sua missão estava concluída. Foi o que achou, mas apenas criar um jogo não era o bastante! Muitas crianças e adolescentes, que poderiam se beneficiar do projeto, não o estavam acessando por inúmeros motivos. Assim, Tchelo reuniu alguns amigos e resolveram visitar escolas da sua região para jogar RPG de forma pedagógica com esses alunos. Assim, surgiu a Iniciativa Fundação Triunfo, como um projeto de impacto social, reunindo voluntários determinados a irem às comunidades e escolas periféricas para levar Oficinas de Imersão Cultural que possibilitam a experiência de brincar e aprender com o jogo de RPG-Fundação Triunfo.

O projeto segue em desenvolvimento, cada vez alcançando mais pessoas que se interessam e se engajam na causa. Suas principais influências e referências nessa construção são: a metodologia Dragon Dreaming, a Comunicação Não Violenta (CNV) e a Cultura Regenerativa.

O Dragon Dreaming possibilita a construção de projetos coletivos pautados em 3 princípios: Serviços à Terra – ou seja, o pensamento crítico e o reencontro do ser humano com a natureza; criação de comunidades; e o fortalecimento do indivíduo.

Quando falamos de jogos é comum vermos que o mercado está rodeado por jogos com violência excessiva. Enquanto “jogo”, o RPG-Fundação Triunfo se faz uma ferramenta para o enfrentamento da violência em nossa sociedade, por isso, um dos elementos principais deste projeto como um todo, é a empatia. A Comunicação Não Violenta (CNV) é um processo para estabelecer comunicação eficaz e colaborativa, oferecendo suporte ao amor e à vida. A CNV integra tanto a estrutura do jogo quanto da cultura que permeia os participantes da iniciativa Fundação Triunfo.

Em um presente, onde cada vez mais vemos o agravamento de problemas globais, preservar não será o bastante, agora também se faz necessário “regenerar”. A Cultura Regenerativa é um modo de ver como as nossas atitudes impactam e influenciam os ambientes em nossos entornos.

Assim, o projeto Fundação Triunfo conecta diferentes temas, metodologias e conhecimentos para agregar na vida dos seus participantes, por meio do pensamento crítico, a cultura “ganha-ganha”. Dessa forma, o projeto está desenvolvendo produtos tecnologias sociais para criar impactos em indivíduos, impulsionando-os para que, a partir disso, criem mudanças significativas em suas comunidades e futuros alegradores!

A Fundação Triunfo é uma associação cultural dedicada a gerar impactos sociais positivos e a capacitar indivíduos para enfrentar e superar a violência.

© 2025 Fundação Triunfo - Todos os direitos reservados.