Um mundo oculto para ser explorado. Um mal ancestral para ser combatido.
A Fundação Triunfo é uma organização criada para proteger o Brasil de uma força sombria que tem se mantido oculta há milênios. E para essa tarefa, seus membros, também conhecidos como voluntários, devem desvendar a “história secreta” de nossa nação. Cada bem cultural, cada patrimônio, cada ginga, cada cantiga pode conter uma pista para esse grande mistério.
Lute, explore, desvende e conquiste. Junte-se à Fundação Triunfo e viva grandes emoções ao lado de incríveis companheiros!
Enquanto jogo, possui elementos de entretenimento para o público jovem. Enquanto tecnologia social, possui potencial para ser um instrumento possível para aproximar as pessoas dos patrimônios culturais de sua comunidade, fomentar o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a criatividade.
E se as crianças descobrissem que a pista de skate do seu bairro já foi um quilombo no passado? Essa é a premissa da oficina, utilizando a linguagem da cultura pop e do jogo, entregamos conteúdo relevante e pesquisado de forma divertida, maximizando a aprendizagem.
Primeiro realiza-se uma pesquisa sobre o conteúdo histórico a ser apresentado (seja uma praça, um museu, um saber ancestral); depois une-se o conteúdo pesquisado a um enredo ficcional em um roteiro; por fim, apresenta-se esse roteiro para os participantes de forma gamificada durante a atividade.
As Oficinas de Imersão Cultural e RPG são um instrumento possível para que indivíduos possam conhecer e se aproximar dos bens culturais de sua comunidade, através de um exercício simples de imaginação com o jogo cooperativo de contação de história, o “Fundação Triunfo – RPG”.
Uma organização criminosa pretende despertar uma antiga entidade maligna da cidade de Piracicaba: “A Inhala Seca” e junto a ela, espalhar uma série de doenças e pragas pelo mundo. Agora, os jovens da Fundação Triunfo, são os únicos que podem impedir essa calamidade. Correndo contra o tempo para salvar o futuro, eles deverão resolver enigmas, desbravar lugares esquecidos e encontrar a ciência secreta do Dr. Preto, uma figura histórica muito importante, mas que foi esquecida com o tempo.
Memórias Extraordinárias é uma história de aventura e esperança inspirada no cenário de RPG-Fundação Triunfo, repleta de reviravoltas e batalhas empolgantes que pretende levar você para conhecer os mistérios, as lendas e o extraordinário na cultura negra do nosso país.
Muito mais do que uma história em quadrinhos, Memórias Extraordinária reúne o trabalho de três anos de pesquisa e resgate de importantes nomes da cultura piracicabana: a figura histórica de André Ferreira dos Santos, o Dr. Preto, primeiro médico negro de Piracicaba e a lenda da “Inhala Seca”, a assombração de mulher magra e cabelos desgrenados que que permeia o imaginário local. Os mangás são sucesso no Brasil, justamente por apresentar narrativas fáceis de entender, ao optar pelo estilo mangá, os autores celebram narrativas que possam ao mesmo tempo divertir e ensinar o público jovem. Pensando formas de fazer a lei 10.639 e 11.645 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indigena nas escolas.
Esta é uma proposta de educação patrimonial que mistura caça ao tesouro e contação de histórias em um jogo recreativo, onde os participantes devem desvendar enigmas relacionados a história da sua comunidade e do Brasil. Para se realizar, o projeto prevê a utilização de espaços históricos da cidade e a transformação destes cenários em um espaço de jogo.
No início da atividade uma história será contada para apresentar uma lenda do folclore brasileiro, em seguida, os participantes exploram o local em busca de pistas, fazendo amigos e resolvendo mistérios, enquanto aprendem e se aproximam da história de sua região.
“Caminhos Secretos” é um filme que aposta nos elementos de cultura pop, na ação e aventura para aproximar o público alvo de sua proposta. A vantagem de um filme se encontra justamente na facilidade para alcançar e engajar pessoas, favorecendo a aproximação do indivíduo aos saberes dos patrimônios de maneira subjetiva. Estimulando a curiosidade dos espectadores para conhecer e pesquisar — fora da diegese — o bem cultural mencionado e das aventuras vividas pelos personagens no espaço ficcional. Além de, claro, fazer um paralelo com a vida real, apontando as discussões presentes na comunidade e a realidade de cada espectador.
Sonhos Necessários é uma oficina de criatividade da Fundação Triunfo onde os participantes de forma colaborativa criam personagens, discutem a violência e encorajam sonhos fundamentais à prosperidade da sua própria comunidade.
Fácil, leve e divertido para ambientes corporativos e institucionais. Pode ser usado também como uma ferramenta de resolução de conflitos na escola.
“Sonhar não é fraqueza. Sonhar é Fortaleza”.
Durante um trabalho na Fundação Casa em 2018, Tchelo Andrade teve total compreensão de como o sonhar foi o fator crucial e mais importante na sua vida. Viveu a infância em uma comunidade violenta, e por pouco não foi consumido totalmente por ela. Sua vida mudou quando ele passou a aceitar seus sonhos, e isso aconteceu por causa do jogo de RPG.
“O Sonhar Como Instrumento Para a Plenitude” é uma palestra sobre a importância dos sonhos para crianças e adolescentes, de como isso pode transformá-los em pessoas melhores e a importância do jogo de RPG como ferramenta para nutrir a imaginação e o sonhar.